Olá, tudo bem com vocês? As
professoras Márcia e Maria Inês estão com muitas saudades de vocês. Essa semana
faremos mais algumas atividades. Ok?
ATIVIDADE 1
Você vai
precisar de bandeja comprida e de areia ou farinha de milho, rosca. No primeiro
momento você irá escrever as letras do seu nome na areia, uma de cada vez.
Depois passará a mão por cima da areia alinhando-a. E aí irá escrever seu nome,
falando o nome das letras. Aproveitando o material, você também poderá desenhar
e escrever os números que aprendemos. Seja criativo! Ah, não esqueça de
fotografar ou filmar e nos enviar.
ATIVIDADE 2
Para essa
atividade você vai precisar de rolos de papel higiênico, rolos de papel
toalhas, rolos de papel alumínio, uma tesoura sem ponta, giz de cera ou
canetinha ou folhas coloridas e cola. primeiramente irão recortar cada rolinho
de papel higiênico em três partes e neles escrever em cada pedacinho uma letra
do seu nome. Nos outros pedacinhos irão escrever um número de 1 a 10 ou até
mais. Muito bem! Agora deverão usar os pedacinhos dos rolinhos com as letras do
seu nome e encaixar corretamente no rolo de papel alumínio. Os pais poderão questionar: - Que letra vem
antes do A? E depois? Feito isso, poderão junto com a mãe e o pai tentar
descobrir outras palavras escondidas usando apenas as letrinhas do seu nome.
Vamos tentar? Registre e fotografe.
Esse recurso pode ser aproveitado
também na matemática, na sequência dos números (ordem crescente e decrescente).
Questionando:
-Quem vem antes do 2?
Quem vem depois do 5?
Podemos pegar um pedacinho do rolinho sem nada
escrito e fazer uma abertura para poder usar e cobrir um dos números. Qual o
número escondido? Posso também usar com as letras do nome, de cobrir uma letra.
Além disso, aproveitar os pedacinhos de rolinhos com os números e pegar grampos
de roupa. Dependendo do número é a quantidade que irei prender no rolinho
usando os grampos de roupa. E depois colocar os números em ordem.
Sequência das cores: Agora também
vamos utilizar os pedacinhos de rolinhos, mas vamos pintar cada pedacinho de
uma cor diferente. Então mãos à obra. Podem usar o que tiver. Enquanto isso, os
pais irão criar várias sequências em fichinhas usando as mesmas cores.
Coloca-se uma dessas sequências para a criança que deverá utilizando os
rolinhos, encaixar no rolo maior observando atentamente a sequência dada.
Quando se usa um recurso como esse precisamos explorar ao máximo a percepção da
criança. Por exemplo:
-Que cor vem
antes da cor rosa?
-Que cor vem
depois do azul?
Fechar uma das cores com o rolinho e questionar:
-Observando
sua ficha, qual foi a cor que está escondida?
Tudo isso
exige atenção, concentração da criança. Aproveitem e se divirtam, brincando e
aprendendo.
VÍDEO DA EXPLICAÇÃO DA
ATIVIDADE
Assista também com toda a família, a esse vídeo que dá dicas
bem legais de como vocês podem aproveitar diversos materiais.